Banner image Banner image

Como faço?

Use, como nosso modelo, Deuteronômio 6. Vale a pena ler o capítulo inteiro , mas três coisas trabalhando juntas podem fazer com que treinamento espiritual aconteça na sua casa:

1. Construir Relacionamentos
2. Compartilhar as Escrituras
3. Praticar a Fé

1. Construir Relacionamentos

Deuteronômio 6:6-9 sugere quatro oportunidades de momentos para passar os valores de Deus através de relacionamento. Elas são quando você está sentado na sua casa, quando faz uma viagem, na rotina matinal, e na rotina da hora de dormir. Muitas vezes esses são momentos bons quando oportunidades para relacionamento existem.

Além disso, você pode fazer outras coisas como jogar jogos, trabalhar juntos, refeições, ou entretenimento em família. A meta é criar vínculo relacionalmente com seu/sua filho(a). Algumas crianças são mais fáceis de criar vínculo do que outras, então será bom planejar atividades, eventos, ou momentos que você sabe que darão certo com sua família.

Construir relacionamentos abre o coração e é o veículo através do qual os valores são passados. As vezes essas oportunidades acontecem espontaneamente, então é bom estar preparado para conversas significativas com seu/sua filho(a) fora de atividades planejadas.

2. Compartilhar as Escrituras

Quando faz referência aos mandamentos de Deus, Deuteronômio 6:6-9 usa as palavras, “Ensine-as com persistência a seus filhos,” e “Converse sobre elas.” Para passar sua fé para seus filhos, será necessário compartilhar as Escrituras com seus filhos. Você quer que seus filhos aprendam que a Bíblia é relevante para eles agora, não somente quando forem adultos.

Quando você for ler uma história da Bíblia para seu/sua filho(a), faça a pergunta, “Qual a lição que aprendemos?” Isto ajuda crianças a reconhecerem que as histórias da Bíblia são diferentes do que as outras histórias que elas lêem na vida. Quando olhamos para a Palavra de Deus, estamos examinando um livro que está vivo e ativo e que toca nossos corações.

Talvez você queira ler a Bíblia para seus filhos, ou talvez prefira ler sozinho para depois contar uma história da Bíblia para seus filhos. Você pode escolher ensinar uma verdade teológica ou decorar um versículo bíblico juntos. Você pode também cantar uma música de louvor ou encenar uma história bíblica.

Procure formas criativas para comunicar a mensagem da Bíblia e explique as aplicações no nível de desenvolvimento da sua criança.

3. Praticar a Fé

Ser um exemplo é a melhor forma de ensinar. Quando crianças vêem seus pais orando, aplicando a Palavra de Deus, vivendo vidas justas, e servindo a Deus, elas vêem que a fé é relevante.

Você quer que seus filhos saibam que um relacionamento com Deus é algo pessoal e diário. Interação contínua com Deus, com comentários para seus filhos, revela a seus filhos o compromisso que você tem para com Cristo. Uma palavra de adoração inspirada por um pôr-do-sol lindo, uma oração rápida por um compromisso desafiador, ou simplesmente uma expressão de gratidão pela sua família, tudo isso ajuda crianças a entenderem de forma prática como é um relacionamento pessoal com Cristo.

Deus não tem netos, então, apresentar crianças a Cristo e ver Deus falar com você através dos seus filhos também é importante. Crianças podem usar seus dons espirituais agora. Elas podem ouvir de Deus agora. E elas podem ser usadas para servir o Senhor agora.

Enquanto você fizer parceria com sua família para crescerem na graça de Deus, seus filhos não irão apenas pegar a empolgação da vida Cristã, mas sua família se tornará mais unida.

Então, você irá se comprometer a colocar essas três coisas em prática pelo menos uma vez por semana?

Liderança espiritual exige um certo trabalho e planejamento, mas não precisa ser algo complicado. Para ter sucesso, será bom você planejar a reunir a família. Isto, sozinho, pode ser um obstáculo para famílias que vivem na correria. Não precisa levar muito tempo. Apenas uma meia hora por semana em treinamento espiritual planejado pode produzir muitas conversas espontâneas ao longo da semana.

Aceitar o Desafio da Família significa que você se compromete a construir relacionamentos, compartilhar as Escrituras, e praticar sua fé a fim de passar sua fé para seus filhos. Não esqueça que a linguagem da criança é atividade. Quando você usa atividade para ensinar lições da Bíblia, você está fazendo algo muito poderoso, entrando na profundeza do coração do(a) seu/sua filho(a). Quando Jesus ensinava seus discípulos, Ele usava parábolas, uma combinação de princípios do reino e exemplos da vida real. As verdade então poderia atingir a meta projetada, tocando os corações dos ouvintes.

Quando você usa atividades para ensinar lições bíblicas, as crianças lembram delas. Você pode encenar uma história bíblica ou ilustrar uma lição com ciência, arte, ou cozinhando. Você pode até praticar aquilo que a lição está ensinando, atuando juntos como família em ações de serviço, confissão, ou oração.

Construindo relacionamentos, compartilhando as Escrituras, e praticando a fé tudo ao mesmo tempo, as crianças têm uma visão da grande importância do seu relacionamento com Deus. Elas aprenderão de forma prática o que significa buscar a Deus nas suas próprias vidas também.

Sim, estou pronto para aceitar o Desafio da Família!